Sintese coletiva da atividade do estágio como pesquisa

Titulo: Sintese coletiva da atividade do estágio como pesquisa 


A atividade proposta do dia 22 de agosto foi baseada no estagio como pesquisa, em que foi realizada uma atividade em grupo dividindo a turma em quatro equipes: cada equipe teve quatro perguntas para responder relacionadas ao estagio, sua metodologia e proposta.
O primeiro questionamento foi: "Como entendemos o estágio como pesquisa". O grupo fez uma reflexão sobre o estágio ser a práxis das integrações de saberes. A pesquisa norteia o estagio partindo da realidade do lócus escola, enfatizando o processo de aprendizagem, a partir do diagnostico do "interesse do aluno". Essa modalidade de pesquisa como estágio possibilita também a formação do professor pesquisando com a consciência social politica da realidade.
Em seguida, discutimos sobre a proposta da metodologia do estagio, em que refletimos a desconstrução das praticas de estágio como imitação de modelos e praticas como instrumentalização técnica, promovendo a formação do professor pesquisador, possibilitando o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem. A proposta também traz como pesquisa: análise de dados, observação, construção do relatório e a mediação do docente nesse processo.
Também respondemos sobre o que é mais importante na proposta de estágio, e chegamos à conclusão que é indispensável reforçar que o estágio nos faz refletir além das paredes acadêmicas. Traz a construção da ideia de que teoria e prática possuem a mesma validação, ambas fazendo parte desse processo de aprendizagem e capacitação profissional como futuros pedagogos, e nesse caminhar nos tornamos muito mais que estudantes do curso de pedagogia.  
Adquirimos uma postura de pesquisadores, com um olhar mais atento com relação a educação. Ao fazer a ação em sala de aula, estaremos à frente a uma situação e nosso dever é problematizá-la até alcançar uma hipótese com ótimos resultados. Pesquisar é estar sempre um passo à frente da realidade, é construir uma visão de mundo com mais criticidade e espontaneidade, sendo exatamente o que a proposta de estagio nos proporciona.
Concluímos essa breve analise, comentando sobre o que mudaríamos no estágio. Sobre isso, diversificaríamos os métodos de ensino, ampliando a avaliação diagnostica. Para isso, seria necessário expandir o tempo de estagio, buscando assim o fornecimento de novas experiencias para os alunos.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NARRATIVA DO ESTUDO DO MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO DE ALFABETIZAÇÃO

REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

MEU CAMINHAR NA EDUCAÇÃO- “HISTÓRIA DE VIDA”